domingo, 28 de março de 2021

QUIZ 20: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 20: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 20: MATEMÁTICA - 8° ANO

Leia e observe as informações do quadro abaixo para responder às 01, 02, 03, 04 e 05.

Uma escola aproveitou o período das férias para fazer uma reforma. O supervisor de obras da reforma é responsável por quatro equipes que trabalham, respectivamente, na parte elétrica, na pintura, na instalação de portas e janelas e na instalação de uma caixa d’água. Observe, na ilustração abaixo, as equipes atuando nessa reforma.


01
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

As molduras das janelas dessa escola serão trocadas. As novas molduras, feitas com ripas de madeira, serão instaladas no perímetro de cada abertura retangular, onde a janela será posicionada. Observe, na figura abaixo, as medidas dessas aberturas retangulares onde serão instaladas as ripas.


Quantos centímetros de ripa, no mínimo, serão usados para fazer cada uma das molduras?

A
B
C
D

Para fazer uma ripa precisamos de:

   [tex]C = 150 + 70 + 150 + 70 [tex]

   [tex]C = 440\ cm [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

O volume interno da caixa d’água dessa escola corresponde a [tex]25\ m^{3}[tex]. Quantos litros de água são necessários para encher essa caixa d’água?

A
B
C
D

Como [tex] 1\ m^{3} = 1.000\ litros [tex]. Logo:

    [tex]= 25\ m^{3}[tex]

    [tex]= 25\ \cdot 1.000\ Litros[tex]

    [tex]= 25.000\ Litros[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Uma parte da faixada da escola será pintada de roxo. Observe, na figura abaixo, as medidas dessa parte da faixada.


Quantos metros quadrados dessa fachada serão pintados de roxo?

A
B
C
D

A área a ser pintada de roxo é:


    [tex]A = A_{(total)} - A_{(amarela)} [tex]

    [tex]A = (7 \cdot 7) - (3 \cdot 5) [tex]

    [tex]A = 49 - 15 [tex]

    [tex]A = 34\ m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nessa escola, há disponíveis 7 latas iguais de tinta, e todas elas estão sem rótulos. Dentro de 2 latas há tinta na cor cinza, e nas outras 5 latas há tinta na cor branca.

Qual é a probabilidade de um funcionário abrir uma lata dessas e a tinta ser da cor branca?

A
B
C
D

A probabilidade de um funcionário abrir uma lata dessas e a tinta ser da cor branca? é:

   [tex]P = \frac{Branca}{Total} = \frac{5}{7} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

A caixa d’água dessa escola será colocada em um suporte que tem a base em formato de um círculo e que mede 6 metros de diâmetro.

Considere: [tex]π = 3[tex].

Qual é a medida, em metro quadrado, da área da base desse suporte?

A
B
C
D

A medida, em metro quadrado, da área da base desse suporte é:

   [tex]Área = πR^{2} [tex]

   [tex]Área = 3 \cdot (\frac{6}{2})^{2} [tex]

   [tex]Área = 3 \cdot 3^{2} [tex]

   [tex]Área = 3 \cdot 9 [tex]

   [tex]Área = 27\ m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia e observe as informações abaixo para responder às questões 06, 07, 08, 09 e 10.

O gerente de uma transportadora está planejando fazer uma obra de melhoria e expansão nos estacionamentos utilizados por ele, enquanto continua a atender seus clientes. Observe, na imagem abaixo, o escritório e o pátio utilizado por essa transportadora para estacionar seus veículos.


06
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Para aumentar o espaço disponível do estacionamento, o gerente decidiu construir um novo pátio em formato retangular, em outro terreno, com a mesma área do pátio circular. Para determinar as medidas do novo pátio, ele elaborou a equação apresentada abaixo.

[tex]3x^{2} = 300[tex]

O conjunto solução dessa equação é

A
B
C
D

O conjunto solução dessa equação é:

    [tex]3x^{2} = 300[tex]

    [tex]x^{2} = \frac{300}{3}[tex]

    [tex]x^{2} = 100[tex]

    [tex]x = \pm \sqrt{100}[tex]

    [tex]x = \pm 10[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Para calcular o valor V de uma viagem de ônibus, em real, a transportadora utiliza a expressão:

[tex]V = 400 + 5L[tex], em que L é a distância percorrida, em quilômetro. Uma cliente alugou um desses ônibus para fazer uma viagem em que a distância total, de ida e volta, é de 500 km.

Nessas condições, quanto ela deverá pagar, em real, por essa viagem à transportadora?

A
B
C
D

O valor pago, V, será de:

    [tex]V = 400 + 5L[tex]

    [tex]V = 400 + 5 \cdot 500[tex]

    [tex]V = 400 + 2\ 500[tex]

    [tex]V = 2\ 900\ reais[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

O gerente desse estacionamento encomendou a confecção de um painel retangular PRSQ para ser colocado no escritório. Para essa confecção, foi indicado que o segmento [tex]\overline{RT}[tex] semirreta [tex]r[tex], é bissetriz do ângulo [tex]P\widehat{R}S[tex]. Observe, na figura abaixo, uma representação do painel feita pelo gerente.


Nessa representação, a medida do ângulo [tex]P\widehat{R}T[tex] é igual a

A
B
C
D

   Como o segmento [tex]\overline{RT}[tex] é uma semirreta [tex]r[tex], e é bissetriz do ângulo [tex]P\widehat{R}S[tex]. A bissetriz divide o ângulo a meio. Como o ângulo [tex]P\widehat{R}S[tex] é reto. Logo, a medida do ângulo [tex]P\widehat{R}T[tex] é:

    [tex]= \frac{90}{2} = 45° [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nessa transportadora trabalham 44 funcionários no total, tanto no pátio quanto no escritório. No pátio trabalham 10 funcionários a mais do que a quantidade de funcionários que trabalham no escritório.

Quantos funcionários trabalham no pátio dessa transportadora?

A
B
C
D

Equacionando o problema:

[tex]Pátio:\ x [tex]

[tex]Escritório:\ x - 10 [tex]

Logo:

    [tex]x + (x - 10) = 44[tex]

    [tex]2x = 44 + 10[tex]

    [tex]2x = 54[tex]

    [tex]x = \frac{54}{2}[tex]

    [tex]x = 27[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Para aumentar a segurança do pátio do estacionamento da transportadora, o gerente planeja substituir toda a grade que cerca esse pátio, incluindo o portão. Observe abaixo a representação da vista superior desse pátio, em formato circular, com algumas medidas indicadas.


Quantos metros de grade, no mínimo, serão utilizados para fazer essa substituição?

A
B
C
D

A quantidade de metros de grade será de:

    [tex]C = 2 π R [tex]

    [tex]C = 2 \cdot 3 \cdot (\frac{20}{2})[tex]

    [tex]C = 6 \cdot 10[tex]

    [tex]C = 60\ metros[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Observe o sistema de equações polinomiais de 1° grau abaixo.

[tex] \begin{cases} x + 3y = 55 \\ y = 30 - 2x \end{cases} [tex]

Qual é o par ordenado (x, y) solução desse sistema?

A
B
C
D

Resolvendo o sistema pelo método da substituição:

    [tex] \begin{cases} x + 3y = 55 (I) \\ y = 30 - 2x  (II) \end{cases} [tex]

Agora, substituir a equação (II) em (I):

    [tex] x + 3(30 - 2x) = 55 [tex]

    [tex] x + 90 - 6x = 55 [tex]

    [tex] -5x = 55 - 90 [tex]

    [tex] -5x = -35   {×(-1)} [tex]

    [tex] x = \frac{35}{5} [tex]

    [tex] x = 7 [tex]

Agora, encontrar y, subtituindo na equação (II).

    [tex] y = 30 - 2x [tex]

    [tex] y = 30 - 2 \cdot 7 [tex]

    [tex] y = 30 - 14 [tex]

    [tex] y = 16 [tex]

Portanto, o par ordenado (x, y) procurado é [tex](7, 16).[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Durante uma gincana escolar, as turmas de uma escola competiram em diversas modalidades. O gráfico abaixo apresenta as medalhas que cada turma ganhou.


De acordo com o gráfico, a turma do 8° ano conquistou quantas medalhas de bronze?

A
B
C
D

De acordo com o gráfico, a turma do 8° ano conquistou 3 medalhas de bronze.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




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